
O contator é um importante dispositivo utilizado para controlar cargas em um circuito de potência.
São utilizados em larga escala nas aplicações industriais e prediais, possibilitando realizar partida direta em motores trifásicos e podem ser arranjados para constituir também as indiretas.
Além do seu uso em motores, o dispositivo também é utilizado em:
● banco de resistências,
● banco de capacitores,
● autotransformadores,
● sistemas de iluminação.
Portanto, esse componente aciona e desaciona a alimentação de energia, possibilitando o controle de cargas à distância.
Nesse post apresentamos o que é e como funciona um contator. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante dispositivo!
O que é um contator?
O contator é um componente elétrico que possui um conjunto de contatos, acionados por um eletroímã.
Esse dispositivo tem como uma das principais funções em um ambiente industrial acionar e proteger motores elétricos e eletromecânicos, permitindo a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controle remoto.
O objetivo básico de um contator é gerar economia de energia em função do baixo consumo, além de dispensar investimentos em cabeamentos que suportem corrente mais elevada.
Como funciona um contator?
Um contator tem o funcionamento parecido com o relê, diferenciando-se apenas em função de trabalhar com altas tensões e correntes alternadas.
Os principais componentes de um contator são:
● bobina - serve como um eletroímã,
● núcleo - constituído por lâminas de metal ferromagnético,
● contatos - condutores da corrente de carga do circuito,
● mola - coloca os contatos em posição de repouso quando a bobina está desconectada.
Trabalhar com eles, evita que profissionais tenham que se deslocar até as máquinas, resguardando a segurança e aumentando os níveis de proteção.
Com o uso desses dispositivos é possível manusear máquinas e equipamentos à distância, facilitando a operação e evitando riscos.
Quais são os tipos de contatores?
Existem alguns modelos de contatores, voltados a diferentes tipos de aplicação, conforme veremos a seguir:
A categoria AC1 é utilizada quando o fator de potência é de pelo menos 0,95, com cargas resistivas, utilizadas em aquecimento e resistências.
A AC2 é uma categoria voltada para partidas e desligamentos e frenagem por contracorrente. Também é utilizada para partidas por impulso em motores de anéis, suportando uma corrente de 2,5 vezes maior que a nominal.
A categoria AC3 atende a motores de gaiola, onde o desligamento ocorre com o motor em regime. Nesse caso a corrente de partida pode ser de 5 a 7 vezes maior do que a nominal do motor.
Esses contatores são usados em:
● correias transportadoras,
● elevadores,
● misturadores,
● escadas rolantes,
● ar-condicionado.
Finalmente a categoria AC4 é voltada para manobras ainda mais pesadas, como tornos ou ponte rolantes.
Existe ainda o contator a vácuo, que apresenta maior confiabilidade e vida útil mais longa, possuindo interruptor controlado eletricamente que comuta circuitos de alta corrente, sendo utilizado para controlar:
● motores elétricos,
● iluminação,
● aquecimento,
● bancos de capacitores,
● evaporadores térmicos,
● outras cargas elétricas em ambientes agressivos.
Esse tipo de dispositivo é uma excelente alternativa para inúmeras situações e as vantagens apresentadas o transformam em uma ótima opção para sua indústria.
A tecnologia da Joslyn Clark é utilizada nos dispositivos a vácuo, projetados e fabricados no Brasil pela SPTech - Specialty Product Technologies, uma empresa do Grupo Fortive que possui outras marcas consagradas, como Veeder-Root, West Control Solutions, Dynapar, Hengstler, Bindicator e Kistler-Morse.
Se você ainda possui dúvidas a respeito do contator, faça contato conosco e conheça nossas soluções e produtos!