whatsapp-512.webp

HOME   >   CENTRO DE CONHECIMENTO   >   CONTEÚDO

Disjuntor a vácuo: alternativa de baixo custo



O controle da energia elétrica usando comutação a vácuo é bem comprovado em aplicações de controle de manobra e motor.


Essa tecnologia está prontamente disponível em disjuntores a vácuo e contatores a vácuo, cobrindo todas as aplicações em níveis de baixa e média tensão.


A Joslyn Clark Controls fabrica contatores a vácuo para cobrir todos os níveis de tensão de distribuição padrão. Essa faixa inclui opções de baixa tensão até 1,5kV inclusive e opções de média tensão até 12kV inclusive.


Nossa ampla variedade de produtos nos permite atender a diversos setores exigentes, incluindo mineração, aquecimento por indução, bombeamento de poços profundos, petróleo e gás, concessionárias de energia elétrica e muito mais.


O design do contator modular de Joslyn Clark também permite que vários interruptores a vácuo sejam paralelos para atender a aplicações de alta corrente.


Vantagens dos contatores a vácuo Historicamente, os sistemas eram projetados com disjuntores porque eram considerados superiores pelos engenheiros consultores em relação aos contatores de ar com fusível.


Os atuais avanços da tecnologia de vácuo e fusível tornam os contatores a vácuo no dispositivo de comutação desejado nos disjuntores.


Aumentos de custos, ciclos de manutenção repetitivos e vida útil mecânica relativamente baixa levam os usuários a converter disjuntores em contatores a vácuo.


As aplicações que exigem serviço de comutação frequente normalmente destacam todas as desvantagens associadas ao uso de disjuntores.


A troca de um disjuntor três vezes ao dia esgotará mecanicamente a vida útil do disjuntor rapidamente. Isso não é desejável para equipamentos tipicamente capitalizados.


Além disso, tempo de inatividade extra e gastos desnecessários são gastos na manutenção de rotina dos disjuntores.


Como solução, geralmente é recomendável adaptar o disjuntor de ar existente a um disjuntor a vácuo, mas isso não é ideal para a sua aplicação de comutação!


Nesse cenário, o disjuntor a vácuo fornecerá apenas uma vida mecânica de aproximadamente 10.000 operações pelos padrões "ANSI".


Essa modificação levará apenas a um pequeno aumento na vida útil dos contatos, enquanto a mecânica do disjuntor existente continua a falhar a uma taxa normal.


A melhor solução é substituir os disjuntores por um contator a vácuo Joslyn Clark acompanhado de proteção por fusível.


Os circuitos de fusíveis estão disponíveis na maioria dos distribuidores elétricos locais.


A instalação dessa combinação removerá a demanda das operações de comutação do disjuntor e a demanda do contator a vácuo com fusível mais confiável.


O disjuntor existente pode ser retido para fornecer proteção contra curto-circuito no lado da linha dos fusíveis limitadores de corrente.


A coordenação correta entre o disjuntor, fusíveis e contator a vácuo existentes garantirá que o dispositivo apropriado opere nos níveis de corrente apropriados.


Se você decidir substituir completamente um disjuntor por um contator a vácuo fundido, devem ser tomadas precauções extras para garantir proteção adequada contra curto-circuito a montante e meios de desconexão intertravados, permitindo a manutenção segura das cargas.


Benefícios da atualização de disjuntores a vácuo para contatores a vácuo


- A vida útil do equipamento pode aumentar em até duas ordens de magnitude, eliminando o problema de vida útil mecânica esgotada.


- Os disjuntores existentes que operam como um isolador de backup do contator exigem apenas uma operação anual em carga, o que elimina o tempo de inatividade de rotina. Esse é um fator importante a ser considerado na operação contínua da planta.


- Os contatores a vácuo requerem uma verificação de sobrecurso simples uma vez a cada 500.000 operações.


Em um serviço de troca de 20 operações por dia, seria necessária uma verificação a cada 68 anos, eliminando as dispendiosas rotinas de instalação e manutenção.


- Os contatores a vácuo Joslyn Clark possuem níveis mais baixos de corrente de corte (normalmente 0,9A) e minimizam o risco de falha do enrolamento do motor, em oposição aos disjuntores. Isso é importante, considerando que o nível do impulso motor diminui com a idade.


- Quando as modificações são concluídas, as instalações novas e as existentes funcionam como um sistema praticamente livre de manutenção. Isso elimina o tempo de inatividade de rotina, um fator importante a ser considerado para sistemas que exigem operação contínua.


- Na maioria das instalações do painel de distribuição, os circuitos do alimentador de transformador ou do banco de capacitores estão dispersos nos circuitos de partida do motor.


Os alimentadores de transformadores têm tarefas operacionais mais restritas, deixando uma vida útil mecânica suficiente nas unidades que controlam os circuitos. Os circuitos do motor no quadro de distribuição podem ser facilmente modificados, se necessário, um de cada vez, sem afetar os circuitos adjacentes.


- As modificações do disjuntor podem ser realizadas individualmente e requerem modificações mínimas na fiação do circuito de controle, inclusive nos circuitos de fechamento e disparo.


Outros circuitos de disparo, como proteção de falta à terra e sinais de disparo de sobrecarga, podem ser conectados aos circuitos de controle do contator.


- Os fusíveis limitadores de corrente podem ser obtidos com pinos indicadores do disparo e uma barra de disparo trifásica conectada mecanicamente a um contato elétrico. Que, por sua vez, é conectado ao circuito de retenção ou disparo do contator.


Esse arranjo fornece proteção contra uma única fase da carga no caso de um único fusível queimar em uma fase.


- Vários indicadores podem ser instalados no novo painel, fornecendo indicação visual para o status do contator e o status de várias funções de disparo.


Os controles podem ser instalados no novo painel, embora, em geral, os interruptores de controle já estejam no painel do disjuntor existente, o controle do motor pode ser mantido para a instalação existente, em comum com outros circuitos do alimentador, como alimentadores de transformadores ou capacitores, que provavelmente não requer modificação.


Os contatores a vácuo Joslyn Clark podem ser aplicados a todos os disjuntores existentes com as classificações apropriadas de corrente e tensão.


- Os contatores a vácuo Joslyn Clark podem ser solicitados como um dispositivo eletricamente mantido operado por tensões de controle CA ou CC comuns ou como dispositivos travados mecanicamente com bobinas de disparo CA ou CC apropriadas.


Recomendamos que os circuitos de controle eletricamente mantidos sejam usados ​​sempre que possível para fornecer uma operação segura.



Fale com a Joslyn Clark no Brasil


Os produtos Joslyn Clark são fabricados e comercializados pela Specialty Product Technologies, uma empresa do Grupo Fortive que possui outras marcas consagradas, como Veeder-Root, West Control Solutions, Dynapar, Hengstler, Bindicator e Kistler-Morse.

NÓS VAMOS AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR A SOLUÇÃO IDEAL

Nos acompanhe nas redes sociais

  • LinkedIn SPTech
  • Facebook SPTech
  • Twitter SPTech
  • YouTube SPTech
  • Instagram SPTech